01/09/2010

Shakira tá Lôca, Lôca, Lôca!


Tá “lôca” mesmo... Mas por lançar uma música tão chata. u_u
Tá, vamos combinar que Shakira sempre teve vestígios latinos, étnicos, bate-forte-o-tambor-eu-quero-tic-tic-tic-tic-tá, em todas as suas músicas. Mas acho um saco quando as cantoras pop querem “latinizar” de vez. Tipo, até hoje não me conformo com o Mi Plan da Nelly Furtado, depois da perfeição pop de Loose...!
Enfim, eu goste ou não, Shakira lançou inteiro (tinha saído uma prévia antes) o primeiro single de seu novo álbum, Sale El Sol, que será lançado no Brasil no dia 5 de outubro. A música chama-se “Loca”:

Versão em espanhol, com a participação de El Cata:



Versão em inglês, com a participação de Dizze Rascal:



Tá, a “latinização” não me incomoda tanto assim, até porque eu gosto de pop latino (não incluir ex-RBDs na lista). O que me incomoda é o fato de Shakira não sair NUNCA de sua zona de conforto.

[Via Pop Line]

22 comentários :

  1. Olha, eu já acho bacana que a Shakira nunca se vendeu, quer dizer, se vendeu pouco. Fiquei super desapontada com o clipe dela pra "Give It Up To Me" u.u

    ResponderExcluir
  2. essa música parece aquelas que tocam em novelas mexicanas, tipo Maria Mercedes, Maria do Bairro e afins. também apesar de tu não gostar, Me Hipnotizas da Anahi da dez nessa música, ouvir não te mataria haha

    ResponderExcluir
  3. Não acho que a Shakira queira latinizar de vez (o que não seria problema, tendo visto que foi daí que ela veio). Ela mesma disse que as músicas desse álbum surgiram depois dela revisitar trabalhos passados. Mas eu não entendi o que seria a "zona de conforto" dela. She Wolf, a música, saiu totalmente da zona de conforto dela. Não tem nada de latino naquela música e nem de misturas étnicas. Olhando pra trás, temos Si Te Vas, Estoy Aquí, Underneath Your Clothes, Don't Bother, Illegal e várias outras músicas que não possuem esse vestígio latino. Se a zona de conforto a qual vc se referiu for a mistura de intrumentos que ela sabe fazer tão bem, não acho que esteja correta a sua visão. Já que, uma vez misturados vários intrumentos e musicalidades, a probabilidade de sair uma coisa péssima é bem maior. Isso está longe de ser uma "zona de conforto", por favor né.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu AMEI a música!
    E não entendi muito essa questão da "zona de conforto", acho a Shakira tão inovadora e criativa em grande parte de seus trabalhos.
    Ah, só pra não falar TÃO bem assim, achei a versão em inglês uma porcaria tremenda. XD

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei muito da música e acho que tem potencial para ser um grande sucesso, as batidas são fortes, o refrão grudento, bem o que se espera de uma música pop.
    Não vejo problema na batida latina, acho que a Shakira trabalha bem com o estilo, fazendo-o parecer mais pop do que étnico.

    ResponderExcluir
  6. EU AMEI a musica, e axu q vc eh um viadinho q naum entende nada d musica, pq vc axa essa musica xata, e int he dark da jojo legal? aquilo sim e esquisito

    tomara q vc pare de ser tao babaka, pq eu ate gosto um pkinho desse blog (ja q tem melhores como: i love musick pop e hit or shit)

    mas okk bye bye bichinha loka(hauahauahauah sente a ironizacao, seu viado)

    ResponderExcluir
  7. ^
    ^
    Aff. Por que sempre tem que ter um? ¬¬

    Bom, o @maurosfs já falou tudo, mas ainda me sinto na "obrigação" de comentar, sendo fã da Shaki há quase 10 anos e conhecendo bem sua carreira.

    Shakira prioriza a união de diversas culturas em seus trabalhos pois ELA veio de uma região multicultural da Colômbia, e por isso é intimamente ligada não apenas à cultura latina, mas também à árabe e à africana (o que explica Waka Waka e afins).

    Além disso, Shakira ainda tem um coração roqueiro (como já disse - e demonstrou - diversas vezes). É normal que muita gente estranhe as misturebas exóticas entre multiculturas e Pop/Rock, mas essa é a identidade musical dela: ou você gosta, ou não.

    Portanto, acho ligeiramente infeliz a afirmação sobre "zona de conforto". Na boa, pode parecer fanatismo, mas de todas as cantoras Pop que conheço, pelo menos no mainstream, Shakira é a que MENOS se limita a "fórmulas prontas" de sucesso.

    Penso que, hoje, ela deva ser a artista Pop - do mainstream, repito - que tem mais habilidade (ou disposição) para conciliar o "experimental" com o "enlatado", criando um estilo bem único, mas não completamente estranho. Estilo esse que a previne de cair na mesmice.

    Tudo bem que, em seus lead-singles, Shakira geralmente investe no que sabe fazer de melhor: unir Pop/Rock com música Latina. Esse estilo soa bem simples perto do que ela já fez nos álbuns anteriores - especialmente She Wolf (de 2009, voltado pro eletropop/dance) e Oral Fixatin Vol 2 (2006, focado no rock, apesar de Hips Dont Lie) - mas eficaz no que se propõe, e ainda soa bem peculiar frente aos artistas Pop "concorrentes".

    Mas, convenhamos, experimental, exótica, "latinizada" ou não, Shakira é uma cantora Pop, e global. Faz sentido lançar uma música mais apelativa e fácil de engolir como carro-chefe de um álbum.

    Na verdade, isso é praticamente universal, já que todos (ou pelo menos a graaande maioria) usa dessa velha estratégia pra chamar atenção.

    ResponderExcluir
  8. PS.: Me Hipnotizas é um nojo.

    É uma pena o clipe ser tão vergonhoso, já que a Anahí ficou linda nele.

    Mas beleza alguma pode compensar música ruim + clipe FAIL. Acho que personagens com fantasias deixariam o clipe menos trash que aqueles (d)efeitos especiais.

    Pelo menos nisso conseguiu superar Give It Up To Me... rs

    *Mas a coreografia de GIUTM ainda humilha ;)*

    ResponderExcluir
  9. eu achei otimo a shakira voltar um pouco a suas raizes,depois de "she wolf" q vamos combinar e americanizado boa parte do cd...
    entaum achei otimo a volta do cabelo loiro bagunçado e os pes no chao como diz ela(sei disso pq ja vi o making of do clip,q a aparencia dela lembra o clip da musica "whenever,whenever")
    achei a baatida super legal esse ritmo cubano ficou mara*-*

    ResponderExcluir
  10. Ai a Shakira!!!!
    Fiz um post sobre essa musica no meu blog, da uma passada lá.

    ResponderExcluir
  11. Loca não é realmente o melhor da Shakira e pelo que entendi "zona de conforto", é que se trata de uma música fácil, com elementos latinos que pode ser cantada por qualquer artista latina e parece ser atemporal. Se me dissessem que foi gravada há 20 anos, me parece ser bem crível. Mas nenhuma música fala per se e o fato de ser a Shakira ali aumenta a popularidade da canção e faz o ritmo latino atingir raios maiores.

    Eu que não sou tão fã assim desses ritmos, já tô adorando. Viva Shaks!

    ResponderExcluir
  12. Cara, tenho que comentar de novo, como assim nem teve briga? Sabe, é por isso que me orgulho de gostar dela. Ela não tem AQUELES tipo de fãs locosdaxereca (: É tão estranho ver pessoas simplesmente discutindo, impondo sua opinião de uma forma normal aqui nos coments o.o KKKKKKK

    ResponderExcluir
  13. Concordo com o que o Mauro e o Ramon disse. Diante das palavras deles, não tenho mais nada a dizer, acho eu. Só acrescentarei minha modesta opinião. Acho a Shakira uma das cantoras mais magníficas da atualidade justamente pela capacidade que tem em se reinventar a cada novo álbum que lança. Por exemplo, esse primeiro single, de Sale El Sol, nada em lembra She Wolf, primeiro single do seu álbum anterior. Portanto, não acho que ela seja uma artista que não saia da sua zona de conforto, muito pelo contrário.

    Shakira mostra a sua coragem ao criar algo tão diferente dos moldes atuais da música pop. Não vejo a intenção dela fazer de suas músicas super hits, como outras artistas pops. O que quero dizer: é algo quase pessoal, que dificilmente outras artistas do gênero, se arriscam em fazer com medo de ter um prejuízo enorme ou, whatever, sei lá. O mesmo ocorre com Nelly Furtado, acredito eu.

    Enfim, Shakira rules S2. Já estou amando eternamente essa música.

    ResponderExcluir
  14. -eu gostei da música,
    PS: as musicas da Anahí são legais, gosto de Quiero *-*

    ResponderExcluir
  15. Não odeio a Anahí, mas aquele clipe é tenso.

    E concordo novamente com o Mauro, ainda bem que a Shakira não é tão "modinha", e por isso dificilmente é alvo de intriguinha de fã desocupado.

    Quem não gosta dela, pelo menos não fica de hating barato.

    Se bem que alguns dos próprios fãs dela ENCHEM o saco por preferirem a Shaki de cabelo preto cantando "Donde Estás corazooon, ayer te busquéé... ayoyoyoyoyo", e ficam reclamando da loirice e do piriguetismo... ¬¬'

    ResponderExcluir
  16. também concordo que o clipe de Me Hipnotizas é horrível, mas a música não é ruim e pega, depois que eu ouvi não consegui parar de cantar por pelo menos uma semana.

    ResponderExcluir
  17. Me Hipnotizas é boa, mas o clipe é um lixo

    ResponderExcluir
  18. nao acho que seja "latinazação do som" o nome disso é outra coisa: é personalidade!

    shakira é foda, mano!

    ResponderExcluir
  19. Como assim "nunca saiu de sua zona de conforto"? Álbuns como "She Wolf" e "Laundry Service" foram o que? Sem contar que é a primeira vez que Shakira faz um álbum bem enraizado em suas origens latinas. Seus outros álbuns tinham uma levada mais pop/rock, com guitarras e letras beirando uma prosa (quase uma Alanis) e agora que ela resolveu acrescentar ritmos "folk" em sua música desde "Hips don't lie", você vem dizer que ela não sai da zona de conforto? Usar um ritmo latino tão desconhecido feito o Merengue, como ela usa em "Loca" é sair e muito da zona de conforto, ainda mais quando o auge do momento é o Bitch Pop de Lady Gaga, Aguilera, Ke$ha e afins. Acho bom começar a se informar antes de sair dizendo qualquer coisa. E o "Mi plan" de Nelly Furtado é excelente pois não é apelativo "me coma me coma" como o "Loose". Ok, "Loose" é um álbum muito bom, mas prefiro a Nelly mais criativa e sem sintetizadores.
    Contudo, adorei o post, está ajudando a divulgar a música.

    ResponderExcluir
  20. essa sua música é um espetaculo para mim
    por tanto vc tanbem é um espetaculo nas suas músicas

    ResponderExcluir
  21. eu achei um massimo a musica da chaquira gente ela é uma musica muito boa eu tava pasando no centro com minhas amigas e começo toca a musica em um carro agente começo a dança td mundo fico olhandoo foi muitoo legaal eu to tentando decora porq eu vo canta essa musica no feal aq em minha cidade de abelardo luz sc é muito bom mora aq tem as quedas a prainha tem turismo meu deus cachoeiras gigante nas quedas é muito bom mesmo lá naas quedas é muitoooooooooooo booom falando da musica da shakira é muitoooo boa chaquira se vc ve isso eu so muito sua fã vc é uma das minhas cantoras preferidas um bjããããõo pra vc eu te amooo shakiraa...........ñ tem palavras o quantoo eu te adoro muitoo...

    ResponderExcluir
  22. chakira eu sou a alana esse comentario q fiz ai em sima fui eu eu te amoooooooooooooooooooooo sem explicaçaoo....

    ResponderExcluir