11/02/2012

#PostResumão: Os 12 clipes mais fodásticos da semana!



Alguém pede para esses artistas sossegarem um minutinho a perseguida para me deixar respirar um pouco?
Acontece que – pra variar – depois de fazermos um post enooorme com vários clipes novos esses dias, já tem vários outros para comentar... Como se eles se multiplicassem feito gremlins em contato com água! Fazer o que, né? Nossa obrigação/missão de vida/carma é mantê-los informados, em vamos lá!
Mas como a semana foi realmente MOVIMENTADA de lançamentos, tive que cortar bastante coisa para o post não ficar maçante. Selecionei os 12 melhores (mas os números são só pra organizar, não um ranking).



#1 St. Vincent - Cheerleader:
Annie Clark, mais conhecida por St. Vincent, tem ótimos vídeos na carreira, mas, sem dúvida, o ápice foi "Cruel", que até ficou em segundo lugar entre os melhores clipes do ano passado, de acordo com nossa retrospectiva.
Logo, para "Cheerleader", o segundo single do álbum - Strange Mercy, lançado em 2011 – St. não podia fazer feio... E não fez.
No novo clipe, sob a direção de Hiro Murai, Annie parece se inspirar no trabalho do artista plástico Ron Mueck, virando ela mesma uma "obra de arte" gigante, como analogia ao sentimento de estar exposta... Não superou "Cruel", mas tá FODÃO mesmo assim.





#2 Red Hot Chili Peppers - Look Around:
Embora o I'm With You, último disco do Red Hot, lançado ano passado, não seja nenhum consenso (ok, é, consenso de que é ruim, rs), não dá pra negar que os caras são os grandes entertainers do rock. E o novo clipe, "Look Around", é justamente isso: Fun, fun, fun! (ainda pode usar Rebecca Black?)
O vídeo em si, dirigido por Robert Hales, não é muito além de divertido mesmo. Esse conceito de "cômodos" interagindo, já foi usado diveeeeersas vezes (exemplo: VV Brown, "Leave!"). O legal mesmo é a versão interativa – só recomendada pra quem tem uma boa conexão – onde você controla o movimento da câmera nos cômodos (além dos bônus escondidos). [assista - versão normal] [assista - versão interativa]

#3 The Throne - Ni**as In Paris:
A dupla hip-hop mais foda ever, formada por Kanye West e Jay-Z lançaram finalmente o clipe de "Ni**as In Paris", meses depois do anterior, "Otis".
E aí que o vídeo, dirigido pelo próprio Kanye, é feito de imagens de shows. Mas calma, não tem nada a ver com o tour videos comuns. A dupla transforma suas performances num insano caleidoscópio, cheio de luzes hipnóticas e "intervenções artísticas" (aparecem felinos e castelos do meio do nada!).
Mas cuidado! Ele já começa com um aviso aos epiléticos... Tipo aquele ep de Pokemón, hahaha! [assista]

#4 Boss in Drama - Disco Karma:
Em terrae brasilis, sem dúvida, o clipe mais comentado da semana foi "Disco Karma" do Boss in Drama, codinome/projeto musical do brasileiro Péricles Martins.
A música, com a participação da cantora australiana Christel Escosa, presente em seu disco de estreia, Pure Gold, recebeu um clipe - dirigido por Rafael Kent - simples, mas delicioso de assistir, todo trabalhado na onda "dancinhas"... Haha, tudo culpa do Thom Yorke e do R.E.M.!
Ainda no ano passado, o cantor lançou "I Don't Want Money Tonight", que pode ser conferido nesse post. [assista]



#5 Birdy - 1901:
Jasmine Van den Bogaerde, a cantora inglesa de apenas 15 anos, mais conhecida por seu nome artístico, Birdy, lançou esta semana um clipe fofíssimo para "1901", música saída de seu álbum de estreia, autointitulado, lançado ano passado, que na verdade é um cover do hit indie do Phoenix (alias, o CD é só de covers).
O vídeo mostra a vida de um belo casalzinho (que usa roupas de brechó e tem iPhones com tela quebrada) e suas crises existenciais e de ciúmes. Uma "Love The Way You Lie" versão clean e hipster.





#6 Of Monsters and Men - Little Talks:
O que falar desse clipe além de que é lindo, lindo e LINDO PRA CARALH*???
Não é exagero não, "Little Talks", o novo vídeo da banda indie/folk islandesa Of Monsters and Men, extraída do disco de estreia de My Head is an Animal (que também é ÓTEMO), é simplesmente espetacular!
Uma mistura de animação e live action, à la a conterrânea Björk, que traz os integrantes do grupo desbravando uma terra mágica, cheia de mitologias nórdicas, chinesas, maias e indianas... E seus monstros. Mas o grupo conta com a ajuda da única integrante mulher, Nanna Bryndís Hilmarsdóttir, que no vídeo, é um tipo de divindade protetora. Mágico! [assista]

#7 Niki & The Dove - The Fox:
Outros a utilizarem animação, cheia de surrealismo e mitologia, é a dupla sueca Niki & The Dove (que já apareceu no blog aqui e aqui), formada por Gustaf Karlöf e Malin Dahlströmdo, no vídeo de "The Fox", música presente no EP/single homônimo, lançado ano passado.
Nele acompanhamos a personagem central, 'a raposa', percorrendo os céus – numa eterna "queda de paraquedas" - de uma terra mítica, enquanto se transforma em vários seres belos, exóticos e meio macabros.
"The Fox" possivelmente também fará parte do debut do duo, previsto para maio, sob o selo Sub Pop Records. [assista]

#8 The Maccabees - Feel To Follow (versão oficial):
Por falar em gente voando... Este é o terceiro clipe que os britânicos do The Maccabees estão lançado em menos de 3 meses. Já que em dezembro lançaram "Pelican" e um vídeo-documentário para esta mesmo música, "Feel To Follow", lembrando que ambas fazem parte do novo álbum da banda Given To The Wild, lançado mês passado... Como o disco não é nenhuma maravilha (pelo menos se comparado ao anterior, Wall Of Arms, de 2009), deve ser por isso o aproveitamento do single, já que é uma das melhores faixas...
Enfim, o clipe mostra uma vila rural onde todo mundo começa a flutuar em direção aos céus... MEDO. [assista]



#9 OK Go - Needing/Getting:
Quando você acha que a banda americana OK Go já atingiu o ápice do "fodismo" em seus clipes, eles vão lá e sambam na sua cara. É o caso do vídeo de "Needing/Getting", canção do álbum Of the Blue Colour of the Sky (de 2010), feito em parceria com a marca de automotiva Chevrolet, e transmitido durante o Super Bowl (por falar nisso, já leu nosso resumo?).
Dirigido por Brian L. Perkins e pelo próprio vocalista, Damian Kulash, o clipe traz o grupo dentro de um Chevy Sonic, devidamente modificado, percorrendo um rally maluco, montado num deserto de Los Angeles, com mais de 1000 instrumentos!
Alguns reclamam que Ok Go é uma banda "de imagem", de que a música é um mero plano de fundo... E é verdade. Mas enquanto continuarem se superando neste quesito, não vejo problema algum.





#10 Cults - You Know What I Mean:
A dupla Cults é algo macabro desde o nome, passando pelo visual, músicas e, claro, videoclipes. Mas a gente ama, muito, né? No de "You Know What I Mean", melhor faixa do disco de estreia autointitulado, lançado ano passado, não é diferente.
Sob a direção de Isaiah Seret, o mesmo de "Go Outside", os integrantes do duo - Madeline Follin e Brian Oblivion – interpretam um casal apaixonado, que vive no circo. Mas este amor tem consequências trágicas, devido ao ciúme do pai da garota.
P.S.¹: A relação parece meio incestuosa, pelo menos pra mim, que sempre os imaginei como irmãos, mesmo sabendo que não são.
P.S.²: Não sugerindo nada, mas lembrei do clipe de "Born To Die", acho que devido ao fogo e fuga de carro e "amor proibido". [assista]

#11 Noel Gallagher - Dream on:
Noel Gallagher pode ser um tiozão mala, mas não há como negar que seu projeto/álbum solo, Noel Gallagher's High Flying Birds, é uma delícia. E o divertido clipe de "Dream on", o quarto single, também é.
Nele, Noel interpreta o juiz de uma luta de boxe entre um casal, para um plateia noir e de visual "anos 20".
O vídeo me lembrou do filme A Menina de Ouro e de, pasmem... Cláudia Leitte, porque a atriz que faz a boxeadora é super parecida! Hahahaha! [assista]

#12 Oh Land - Speak Out Now:
Pra fechar o post, o novo clipe de dinamarquesa Nanna Fabricius, mais conhecida por Oh Land, "Speak Out Now", single novo que fará parte do relançamento de seu álbum de estreia.
No clipe, dirigido por Sebastian Birk, Nanna faz várias estripulias num tipo de estufa gigante/jardim botânico... Simples (e bonito) assim. Achei 'O Jardim Secreto'.
A música também fará parte da trilha da série dramática Rita. [assista]
_

Nenhum comentário :

Postar um comentário