25/12/2012

Retrospectiva 2012 4.7: Melhores Filmes e Melhores Séries



Depois dos clipes, álbuns, singles, hits e revelações musicais, chegou a hora de falar dos melhores filmes e séries na opinião da equipe do blog. Não se deixe enganar pela quantidade de blockbusters e superheroísmo dos escolhidos cinematográficos. Todos eles são muito mais do que apenas explosões e mortes. Tanto nos filmes, quanto nas séries, levamos em consideração a direção, o roteiro, a fotografia, o argumento e o sucesso de crítica/público.
É claro, não dá para abranger todo o material veiculado nos cinemas e televisões em 2012. Então, se você conhece aquela série búlgara que teve um remake feito esse ano ou então aquele filme escandinavo dramático que mexeu com sua cabeça, deixe sua opinião nos comentários!



Jogos Vorazes: Adaptações literárias têm um histórico cada vez maior no cinema. E o medinho de dar errado também é cada vez maior (né, Percy Jackson?). Felizmente esse não foi o caso de Jogos Vorazes. O filme é uma adaptação - da obra de Suzanne Collins - no melhor conceito filme-é-filme, livro-é-livro. Gary Ross fez um trabalho extremamente pautado na linha tênue cinematográfica entre juvenil e adulto que deu muito certo. É claro, atores premiados e comprometidos também estão juntos nesse mérito.



Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge: Nolan entrou para o hall da cultura pop da melhor forma possível. Transformou Batman num verdadeiro marco da história do cinema moderno e ainda deu o pontapé para que a esperança em filmes da DC Comics não morra. Com um fim épico e arco extremamente coeso, a trilogia do Cavaleiro das Trevas ainda deixou como herança uma abordagem mais realista de super-heróis. Além disso, possui um dos melhores argumentos criados para o roteiro de um filme do gênero.



O Espetacular Homem-Aranha: Se a audiência só pensava nos dotes físicos de Andrew Garfield no colant do Homem-Aranha, ela se surpreendeu. Com uma abordagem ainda mais jovem, despretensiosa e fiel aos quadrinhos do que a primeira trilogia, e sem querer criar cenas aleatoriamente memoráveis, Marc Webb pôs seu toque emocional em voga. Com um Homem-Aranha mais ágil, fluente, bem humorado e com a inocência mais palpável, a trilogia promete crescer e transformar nosso herói.



Os Vingadores: The Avengers: Um filme com seis super-heróis poderia dar muito errado. Ainda mais quando ele vem depois de longas medianos/ruins como Hulk, Capitão América e Thor. Contudo, para o alívio de todos os nerds, Os Vingadores foi nada mais do que incrível. É um blockbuster que não trata os espectadores como idiotas (olá, Tranformers). Joss Whedon atingiu um novo patamar de mindblowing com o longa que é o primeiro passo bem sucedido do caminho da veneração para o diretor.



Poder Sem Limites: Qualquer pessoa que consiga fazer um filme sobre super-heróis adolescentes em found footage sem cair no clichê, merece uma pequena ovação. Josh Trank foi o diretor que conseguiu essa façanha. O filme é crescente de uma forma bem singular. Tudo ganha mais apuro à medida que os personagens se desenvolvem. E o filme não tem nem 1h25! Poder Sem Limites conferiu a Trank o posto de diretor do reboot d'O Quarteto Fantástico. É para guardar no coração.



Menções honrosas: 007 - Operação Skyfall / Argo / Moonrise Kingdom / As Vantagens de Ser Invisível / Prometheus



Smash: Vencer o preconceito de séries-musicais vindo (para alguns) de Glee não foi fácil. Smash fez isso com maestria e muita persistência. A série da NBC decidiu mexer com Marilyn Monroe, um dos maiores ícones da cultura pop, e conseguiu exceder as expectativas. Com uma abordagem mais adulta, o seriado encontrou o equilíbrio entre musical e televisão. Além, é claro, de fazer um paralelo das altas armações e confusões que acontecem no backstage da Broadway, que todos adoramos.

The Walking Dead: A série que começou a cair em descrença após sua segunda temporada morta (rs), deu uma guinada incrível nesta terceira! Com novos personagens, cenários e possibilidades, The Walking Dead deu o que seu público mais almejava: mortes, zumbis e eu já disse mortes? É bom lembrar que nem por isso a série perdeu o que a diferencia completamente de outras abordagens zumbizíacas: a relação social, moral e ética em que as pessoas se encontram num apocalipse desse tipo.

Girls: Era um ano comum, até que a HBO apresentou Girls ao mundo. A comédia do canal narras as vivências de quatro amigas, de seus vinte e poucos anos, em Nova York. Nada muito original, verdade, mas a série é construída de um jeito extremamente relacionável e palpável com sua audiência. Isso faz toda a diferença. Além disso, qualquer seriado que chegue a ser chamada pela crítica de "A Sex And The City dessa geração" merece um espaço nas poucas horas de entretenimento que temos.

Arrow: E lá veio a CW com mais uma série de super-herói da DC. Depois da entorpecência de Smalville, Arrow surpreendeu em ser a série com a estreia de maior audiência do canal em anos. Pautada muito bem no universo do Arqueiro Verde, o sucesso do seriado já acendeu, novamente, a luzinha verde para o fatídico seriado da Mulher Maravilha seja repensado. Se a história da Amazona tiver ganchos e surpresas tão bem engendradas quanto em Arrow, podemos ficar felizes... Infelizmente vai faltar o protagonista boy magia.

Homeland: Um thriller psicológico dramático ganhar facilmente a audiência não é algo que se vê todo ano. Homeland foi um sucesso em, praticamente, todos os quesitos. O maior trunfo da série é tratar de um assunto extremamente maçante, constante e sensacionalista na mídia de uma forma sua. Para aqueles que precisam de números, Homeland ganhou 19 das 27 indicações a prêmios que recebeu esse ano, comprovando (não que precisasse) sua qualidade.


Menções honrosas: Game Of Thrones / American Horror Story: Asylum / New Girl / Once Upon A Time / The New Normal
www.quedelicianegente.com

26 comentários :

  1. Como assim O Hobbit não entrou na lista?? shauhasuh :)

    ResponderExcluir
  2. Homem Aranha? Batman? Avengers? HUNGER GAMES? o_O E A vida de Pi? Anna Karenina? O hobbit? Moonrise Kingdom? Um top super blockbuster... só faltou mencionarem o ultimo filme da saga crepúsculo...

    Homeland ou Girls, um dos dois deveria ter vindo em primeiro na lista de séries. E pq apenas mencionar Game of Thrones? desde quando Arrow é melhor que GOT? E Boardwalk Empire, Breaking Bad, Shameless? :/

    Tem muito a melhorar antes de fazerem tops do ano... decepcão decepção

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus que "O Hobbit" não entrou ai, porque essas coisas de Senhor dos Anéis pior cagada das sagas, muito zZzZzzZZZzz todos os filmes, é pagar ingresso pra dormir no cinema hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Blockbuster não é antônimo de qualidade... Quer mais blockbuster que o citado 'O Hobbit', que não passa de uma desculpa pra Peter Jackson fazer mais dinheiro, alongando-o desnecessariamente em 3 partes? Anna Karenina não foi lançado no Brasil ainda, por isso não conta.
    Quanto às séries, a posição é uma questão de contexto e não só de comparações entre si. Se a gente analisar, tecnicamente principalmente, GOT é melhor que todas as citadas. Mas, visando o público, audiência, fator surpresa, etc, as coisas mudam. Os escolhidos e posições são pertinentes a um blog de cultura pop/nerd.
    No demais, a opinião de todos são bem-vindas, desde que expostas com respeito e não com desprezo e pouco caso com o trabalho alheio. Vocês não fazem ideia do quão trabalhoso está sendo fazer essa retrospectiva.

    ResponderExcluir
  5. Game of Thrones e American Horror Story pra mim deveriam estar em primeiro e segundo lugar respectivamente, seguidos de Walking Dead (3), Shameless (4) e Homeland em quinto. (pelo menos pra mim kkkk). De filmes, todos citados são bons, mas 'O homem que não amava as mulheres' e 'Prometheus' pra mim deveriam entrar na lista também.

    ResponderExcluir
  6. Prometheus quase entrou (por mim), mas a foi pras menções por pressão da equipe, hahahaha

    ResponderExcluir
  7. Joss Whedon já é venerado por outros trabalhos que fizeram sucesso, como Buffy - A Caça Vampiros, seu roteiro de Toy Story e séries cults como Dr. Horrible's Sing-Along Blog e Firefly. É só um adendo, visto que muitos acham que ele é só do The Avengers

    ResponderExcluir
  8. ahh as vantagens de ser invisivel podia muito bem entrar ai ne?

    ResponderExcluir
  9. Nossa, um dos melhores filmes de 2012

    ResponderExcluir
  10. Sim, como roteirista ele já é venerado até por coisas que são ótimas e desconhecidas do grande público, como Cabin In The Woods <3 Mas foi com Avengers que o trabalho como diretor começou a ser muito melhor reconhecido, porque dirigir Glee e Dollhouse não tem muito peso

    ResponderExcluir
  11. Acho que " As Vantagens de Ser Invisível" merecia um lugar entre os melhores filmes. E na parte de séries, cadê "Revenge" e "American Horror Story"??? Não entendi nada... enfim

    ResponderExcluir
  12. American horror story e Game of thrones apenas como menção honrosa??
    Hum...

    ResponderExcluir
  13. The Walking Dead ? REALY ???

    ResponderExcluir
  14. Gosto da lista de melhores filmes, e entendo o critério utilizado, dá pra notar isso nos filmes selecionado, só não concordei muito com a sequência, mas aí é questão de gosto ;D.

    ResponderExcluir
  15. Pra mim a lista seria: As Vantagens de Ser Invisível, Batman, Vingadores, Spiderman e Intocáveis, e nas séries seria 2 Broke Girls, New Girl, Don't Trust The Bitch In Apartment 23 e mais duas quaisquer que eu não consigo escolher haha

    ResponderExcluir
  16. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK 'Poder sem limites' é muito, MUITO ruim. fui assistir super empolgado, e saí do cinema com a cara no chão. filme ridículo, decepcionante.
    Quanto as séries, Smash não merecia 1º lugar, mas gostei das menções a Shameless e OUAT.

    ResponderExcluir
  17. Tem as menções em baixo...prestem atenção. Mas tira o Homem- Arannha...e coloca o Hobbit... Por favor. Porque esse Homem Aranha não é melhor que a trilogia nunca... Trouxeram um dos piores viloes... com uma historia chata... O que deixa assistivel, são os excelentes atores.Argo e MoonRise Kingdon são bom demais para serem apenas menções. E as series tão perfeitas...

    ResponderExcluir
  18. Nao.... Prometheus e grandioso... mas nunca um dos melhores filmes... a história é chata.

    ResponderExcluir
  19. LOL, Smash foi a decepção do ano! Depois daquele piloto INCRÍVEL a série só caiu, conheço uma cambada de gente que desistiu no meio. Nunca vi uma série ter personagens tão chatos, sério, os vilões são irritantes, os mocinhos são irritantes, pqp! Só assisti de teimosia, mas pra uma série "adulta", deve muito. Lembra até Gossip Girl.

    ResponderExcluir
  20. "As Vantagens de Ser Invisivel" deveria entrar na sua lista, "Rock of Ages" também, e nas séries The Vampire Diaries e Glee deveriam ser citadas, mas ai eh questão de gosto neh

    ResponderExcluir
  21. http://www.tudodepopart.com/30 de dezembro de 2012 15:32

    Nossa, se tem uma coisa que esse Homem-Aranha não é, é ser fiel aos quadrinhos. Esse filmes em vez de estar na lista dos melhores, deveria estar na das maiores decepções do ano. Já nas séries, não colocar Game of Thrones e Breaking Bad, meu Deus!

    ResponderExcluir
  22. vc é louco Homem Aranha é foi uma bosta!!!
    Vc já assistiu o filme Intocáveis???
    Seu sem Conteudo!!!

    ResponderExcluir