Especial: escolhemos 15 videoclipes para comemorar o “Dia do Trabalho”



Hoje é comemorado o Dia do Trabalho, data em que, em 1886, ocorreu uma grande reivindicação na cidade americana de Chicago e serve para lembrar de que todos os direitos trabalhistas atuais foram conquistados com muito esforço. E continuam sendo, né? Afinal nesta semana mesmo vimos como professores foram tratados pela polícia e governo do Paraná...

Embora a maioria de vocês estejam curtindo o feriado, nós estamos aqui trabalhando num post sobre o tema, levando-o para o lado mais lúdico e sua relação com entretenimento, afinal somos um site sobre cultura pop.

Se no ano passado fizemos um especial sobre Trabalhadores Gatos, neste a ideia é falar de clipes com a temática trabalho. Quando pesquisamos e listamos alguma produções do tipo, relembramos de pelo menos uns 30, 35 vídeos que de um jeito ou outro poderiam entrar. Mas para não deixar muito extenso, optamos por apenas 15 deles. Fique à vontade para contar a sua própria lista nos comentários, beleza?

15. The Ting Tings - Hands:



A gente começa pela versão electropop, sexy e suada do filme de Chaplin Tempos Modernos (1936) que a dupla The Ting Tings promoveu em "Hands".

14. Hilary Duff - Chasing the Sun:



Num dos exemplos mais recentes da lista, Hilary Duff fez exatamente o que a gente passou a última semana fazendo: sonhando acordada na firma com o feriadão na praia!

13. Queen - I Want To Break Free:



Já um dos vídeos listados mais velhos é esse clássico de 1984, em que Freddie Mercury parece vestido como uma dona de casa fazendo faxina. Embora bem humorado, serve para refletir sobre várias coisas, né?

12. Portishead - Glory Box:



Ainda na linha "baú", como não falar desse hino? No vídeo a vocalista Beth Gibbons desempenha vários papeis como...

11. Britney Spears - Womanizer:



... Britney em "Womanizer". A gente poderia colocar vários clipes da cantora - como o meritocrático "Work Bitch" ou até "Toxic" - mas é em neste em que banca a dona de casa, a secretária, a motorista, a garçonete...

10. Jennifer Lopez - Get Right:



... Tipo a JLo em "Get Right", interpretando até um DJ mãe solteira que precisa levar sua filha escondida às baladas para poder trabalhar.

9. Simple Plan - This Song Saved My Life:



Já que a gente começou a puxar para o lado mais sério, tem o nem sempre lembrado, mas extremamente importante "This Song Saved My Life". Inspirada naquela história do pedido de socorro costurado numa etiqueta de roupa, a banda pop-punk canadense tocou na ferida de assuntos tensos, mas que precisam ser discutidos, como escravidão e tráfico humano.

8. James Newton Howard ft. Jennifer Lawrence - The Hanging Tree:



Também com essa abordagem, só que de maneira implícita e na ficção, temos "The Hanging Tree" da trilha sonora de Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 que inesperadamente bombou na voz da Jennifer Lawrence e apareceu nos rankings musicais, assim como...

7. Anna Kendrick - Cups:



... a canção de A Escolha Perfeita cantada para linda da Anna Kendrick num vídeo em que transforma em música as coisas mais inesperadas possíveis presentes num restaurante.

6. Avicii - Levels:



Outro lugar inusitado pra se pensar em música e dança são em escritórios de grandes corporações. O DJ sueco conseguiu, de um jeito bem maluco.

5. Fifth Harmony ft. Kid Ink - Worth It:



Idem as garotas do Fifth Harmony em "Worth It", cujo clipe se passa numa versão sexy e colorida da Bolsa de Valores.

4. Iggy Azalea - Work:



Sensualidade também está presente no pseudo-autobiográfico "Work" de rapper australiana, metaforicamente usado para ilustrar a sua busca pela fama em terras norte-americanas.

3. Olly Murs ft. Flo Rida - Troublemaker:



E se você arrumou confusão no emprego atual...

2. Gossip - Get a Job:



Girl, you gotta get a job, oh girl, you need to work real hard!

1. Ciara ft. Missy Elliott - Work:



Como Ciara e Missy Elliott em nosso primeiríssimo lugar, que nos faz afastar os móveis da sala e trabalhar muito... Os glúteos!
quedelicianegente.com