Conheça a banda Alagoas, donos de “Ghosts”, um dos melhores clipes do ano



Como as melhores descobertas musicais, conhecemos Alagoas ao acaso (mais precisamente porque o thumbnail de um vídeo relacionado no Youtube nos despertou atenção). E foi aquele amor a primeira vista, que nos levou a pesquisar sobre para ver se valia a pena apresentar a vocês.

A banda novaiorquina é formada por Stuart Bidwell, Katherine Brown e Wilson Brown, e sim, o nome é inspirado no estado brasileiro homônimo, pois todos os integrantes já moraram no país, em épocas e lugares diferentes, mas nunca conseguiram visitar o local.

Com um som folk-pop, pendendo ora para o eletrônico, ora para o psicodélico, que deve agradar dos fãs de Of Monsters and Men e de Of Montreal, o grupo lançou seu primeiro disco, autointitulado, em novembro passado (ouça-o no Spotify). Dele saiu o seu mais recente single, "Ghosts", que ganhou um clipe nada menos que incrível há pouco mais de um mês.

O vídeo vem de diversas inspirações e, propositalmente ou não, também pode ser interpretado de maneiras distintas. Segundo os próprios, a ideia surgiu num passeio pelo deserto de Los Monegros (Espanha) e a forma lúdica com que a história - sobre a colonização americana em detrimento dos nativos - é contada, foi inspirada na pintura Progresso Americano (1872).

Nele, somos apresentados à uma tribo indígena e vemos a sensação de estranheza provocada pela visita de uma nave, que não deve ter sido muito diferente do deslumbramento com a chegada dos europeus à América.

E a relação dos índios com a criatura fúngica e colorida saída do veículo pode ser analisada sob a ótica da exploração colonos x nativos, se vista como parasitária. Mas, num contexto de religião totêmica, o episódio é espiritual, como uma relação de simbiose entre mortal e divino, ritual esse iniciado com a ingestão de uma espécie de "ayahuasca".

A alucinante produção foi idealizada por Dvein, coletivo de design responsável, por exemplo, pela identidade visual da série Helix e pelos efeitos especiais do filme sci-fi espanhol Eva - Um Novo Começo (2011). Ajeite os aros dos óculos, esquente o chazinho e segure na cadeira para girar:



Quem curtiu, também precisa ver o clipe de "Brighton", tão lindo quanto mas completamente diferente. Narra a história real de um casal que decide viver "das coisas que a natureza dá". No entanto, precisa enfrentar algumas desventuras do destino. Prepare o lenço!


quedelicianegente.com