Especial Halloween: separamos 31 clipes assombrosos para comemorar a data!



Hoje é o Halloween! Conhecido no Brasil como Dia das Bruxas, a festa tem origem pagã, celebra o Outono e a véspera do Dia de Todos os Santos, data em que, de acordo com as lendas, o véu divisor do mundo dos mortes e dos vivos é mais tênue, então os seres sobrenaturais podem vagar, assustando todo mundo.

Daí a brincadeira "Gostosuras ou Travessuras?", onde as crianças do Hemisfério Norte e cada vez mais aqui (pelo menos dentro da segurança dos condomínios rs) saem pedindo doces a seus vizinhos e estão "autorizadas" a aprontar alguma, caso não recebam o brinde.

O festa - e a fator "terror" nela presente - vira e mexe são abordados no mundo da música, principalmente nos clipes. Tanto que, dando uma "googlada" por aí, é possível achar várias matérias listando uns 10 ou 15 vídeos sobre. Mas a gente resolveu ir um pouco além, "fazendo a Aparecida Liberato" e a sua numerologia, trazendo nada menos que 31 vídeo musicais direta ou indiretamente ligados ao tema!

Três observações: 1) não se trata de um ranking, a ordem da lista visa a cadência de informações, tornando a leitura mais fácil e gostosa; 2) pelo mesmo motivo, tentamos ser bem sucintos em cada item, tá? e 3) vocês podem reler aqui o post do ano passado, quando falamos das 31 bruxas mais amadas e odiadas da ficção.

1. Michael Jackson - Ghosts:



Quando falamos de Halloween, possivelmente o primeiro clipe que vem à cabeça é "Thriller" do Michael Jackson, né? Mas o eterno Rei do Pop também possui Ghosts, um média-metragem cheio de efeitos especiais lançado em 1997, que foi escrito pelo próprio na companhia de Stephen King e direção de Stan Winston. A versão completa, de 40 minutos, pode ser vista nesse link e acima tem a curta, no formato de videoclipe.

2. The Killers - Here With Me:



Não dá pra falar da relação entre música e cinema sem as parcerias de The Killers e Tim Burton. O cineasta já dirigiu dois clipes da banda, que super cabem a este post: o "Bones" em 2006 e o "Here With Me" em 2012. Vamos por esse último, que é o mais recente e que também traz a musa Winona Ryder.

3. Marilyn Manson - This Is Halloween:



Falando no diretor, a música-tema de um dos seus longas mais icônicos, O Estranho Mundo de Jack, é cantada por ninguém menos que Marilyn Manson!

4. blink-182 - I Miss You:



Burton ainda serviu de inspiração para produções como "I Miss You" do blink-182, que até cita os protagonistas Jack e Sally, do filme acima citado, na letra da canção.

5. Mika feat. Ariana Grande - Popular Song:



Para "Popular Song" do Mika, que traz Ariana Grande em uma escola cheia de alunos sombrios lutando pela popularidade.

6. Good Charlotte - Predictable:



E para "Predictable" do Good Charlotte e seu subúrbio cheio de bizarrices.

7. Paramore - Decode:



Ainda no âmbito cinematográfico, temos "Decode" do Paramore, da trilha de Crepúsculo (2008).

8. Fifth Harmony - I'm In Love With a Monster:



O super recente "I'm In Love With a Monster", feito para a animação Hotel Transilvânia 2.

9. Keane - Disconnected:



E o incrível "Disconnected" do Keane, que foi dirigido pelo espanhol Juan Antonio Bayona (diretor de O Orfanato, 2007) e traz referências à Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock.

10. 30 Seconds To Mars - The Kill (Bury Me):



Kubrick também é homenageado em "The Kill (Bury Me)" do 30 Seconds To Mars, que é uma releitura do clássico O Iluminado (1980).

11. Fall Out Boy - A Little Less Sixteen Candles, A Little More Touch Me:



Depois de toda a tensão desse último vídeo, partimos para uma abordagem, digamos assim, mais "lúdica" do assunto. Como "A Little Less Sixteen Candles, A Little More Touch Me" do Fall Out Boy.

12. McFly - Party Girl:



Ou então "Party Girl" do McFly, que é cheio de vampiras sensuais. A banda possui também o clipe "Transylvania", que busca inspiração em filmes de terror como Nosferatu (1922).

13. Calvin Harris - I'm Not Alone:



Nessa linha "bem humorada" há um montão de exemplos. Como o "Victor Calvin Harris Frankenstein" em "I'm Not Alone".

14. Kyary Pamyu Pamyu - Fashion Monster:



A fofura bizarra nipônica de Kyary Pamyu Pamyu em "Fashion Monster".

15. Backstreet Boys - Everybody (Backstreet's Back):



E o maior clássico nesse sentido é "Everybody (Backstreet's Back)" do Backstreet Boys, com os integrantes da boyband incorporando monstros como A Múmia, O Médico e o Monstro, O Fantasma da Ópera e Conde Drácula, com direito a muita dança.

16. Pitty - De Você:



Nós temos o nosso próprio The Walking Dead musical com "De Você" da Pitty.

17. Neon Trees - Everybody Talks:



Os zumbis também são o tema, agora de um jeitinho mais "George A. Romero" de ser, de "Everybody Talks" da banda Neon Trees.

18. Bonnie McKee - Sleepwalker:



E de, entrando ainda mais de cabeça no trash, "Sleepwalker" da compositora hitmaker (porém-não-tão-bem-sucedida-na-carreira-de-cantora) Bonnie McKee.

19. Toro y Moi - How I Know:



Neste e nos próximos cinco itens, entraremos no lado mais "indie/alternativo" da temática. Como "How I Know", no qual Toro Y Moi conta a história de uma divertida casa mal assombrada.

20. Birdy - Words As Weapons:



Também com assombrações, agora um pouco mais dramáticas e metafóricas, temos "Words As Weapons" da Birdy. A Samara mais linda!

21. Kate Nash - Later On:



Tem a festa adolescente de Halloween retrô de Kate Nash em "Later On", com consequências mórbidas. A britânica também possui "Fri-end?", que é bem compatível ao post.

22. Summer Camp - Down:



Um dos vídeos mais legais e adequados à lista é "Down" da dupla Summer Camp. Nele, também acompanhamos uma festa de Dia das Bruxas, mas mostradas através de várias cenas repetitivas, como se tudo fosse uma sucessão de gifs. Só assistindo pra entender.

23. The White Stripes - Blue Orchid:



Há o belo "Blue Orchid" de outra dupla, hoje extinta, The White Stripes. Não coincidentemente quem o dirigiu foi Floria Sigismondi, que também comandou outros clipes nessa pegada "dark", como "Fighter" da Christina Aguilera.

24. Yeah Yeah Yeahs - Heads Will Roll:



Fechando a parcela "hipster" da matéria, temos o maravilhoso "Heads Will Roll" do Yeah Yeah Yeahs, que apesar da temática, é um dos mais "leves" da videografia de Karen O e cia. Isso sem contar o fato de que ele é a melhor ilustração da frase "bicha quando morre vira purpurina", hahaha!

25. Garbage - Push It:



Falando em vocalistas femininas poderosas, temos a rainha da p*rra toda Shirley Manson no crítico e cheio de referências "Push It" do Garbage.

26. Evanescence - Call Me When You're Sober:



E Amy Lee sendo uma gótica nada suave em "Call Me When You're Sober" do Evanescence, com direito a boy magia canalha, lobos de estimação e sequência de dança com levitação.

27. My Chemical Romance - Helena:



Outro clássico emo-gótico-conceitual (também com dancinhas na escada!) é "Helena" do My Chemical Romance. Impossível não ter um pouco de vontade de fazer flashmob num funeral também depois de vê-lo.

28. Linkin Park - Papercut:



Quase chegando ao fim, falemos dos monstros dos pesadelos da galera do Linkin Park, que estão à espreita nas paredes ao lado em "Papercut".

29. Kanye West - Monster:



Já em "Monster" do Kanye West, com a participação de Jay-Z, Nicki Minaj e Rick Ross, o monstros estão em todos os lugares, inclusive em nós mesmos. O clipe tem uma história interessante, já contada pelo blog nesse outro post especial sobre vídeos engavetados. Ele vazou no final de 2010, numa versão não finalizada e rapper só o lançou oficialmente meses depois, em seu site oficial, mas nunca o disponibilizou no Youtube ou Vevo.

30. Nelly Furtado - Waiting For The Night:



O penúltimo clipe da lista é "Waiting For The Night" da Nelly Furtado, que tem muito mais a ver com o Día de los Muertos. É que fizemos questão de falar da comemoração mexicana, porque ela tem muito mais em comum com o Dia das Bruxas do que a proximidade de datas e fantasias de caveiras coloridas que a gente vê nas festas por aí. Como o Halloween, é um exemplo de híbrido cultural que conseguiu assimilar hábitos pré-cristãos (e pré-colonização, num dos casos) com a expansão do cristianismo na Europa e América.

31. Rihanna - Disturbia:



Por fim, bum, bum, be-dum, bum, bum, be-dum, bum, bum, bum, be-dum, bum, bum, be-dum, bum!
quedelicianegente.com

Um comentário :

  1. Cara "Yeah Yeah Yeahs " ... que saudades hahaha

    adorei a lista! ;]

    ResponderExcluir